Dopamina

Sendo feliz quanto baste e não sendo triste, estou normal. Tenho saudades da minha dopamina. Para os menos conhecedores ou não tão fãs de neurociência, a dopamina é um neurotransmissor, estimulante do sistema nervoso central. Estímulo, prazer e vivacidade estúpida, é o que dá a dopamina. Dá muito jeito para sorrir, para correr, para trabalhar e foder bem. A vida é melhor com níveis equilibrados e produção saudável de dopamina.

O médico disse que há alimentos que estimulam a produção de dopamina, incluindo feijão, mas eu sou mais de comer torradas e café para levar, e depois vê-se. Talvez passe a comer sopa nos tascos que vou encontrando por Lisboa, daquela temperada com a imprescindível rodela de linguiça rançosa. Então ele disse-me que não tenho mais dopamina porque gosto muito de beber café e que o chocolate não substitui uma boa dose de alegria. Ele lá com aquela fala mansa o que me disse, na verdade, foi que não sou mais feliz porque gosto muito de não ser feliz. Pareceu-me uma grande falácia, mas a correlação era algo lógica. No entanto, já que sou um tipo razoavelmente vazio de emoções fortes, não compreendi. Ele receitou-me alegria, deu-me uma palmada seca nos ombros, olhou-me nos olhos e contraiu os lábios, que se enrugaram, como um ânus rosado. Fiquei algo confuso e uma certa adrenalina reagiu ao meu medo e retirei-me vagarosa mas maquinalmente da frente dele, para fora do escritório.

Sem mais vontade do que o costume adquiri uns comprimidos hermeticamente fechados num frasco, inócuos, jamais tocados, alinhados e uniformemente redondos, lisos e brancos.

Até ver, mal não me fizeram, e já me vim duas vezes, entre refeições, hoje. Já passo bem sem jantar, mas vou começar e acabar todas as tarefas da semana, que já é Segunda-Feira, mesmo que seja Domingo.

O que me faz feliz não me tira a tusa, por isso ainda me venho de novo, quando sair do meu transe.

Um suspiro e um cigarro. Já está.

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s